Artigos

Discipulado: Seguindo a Jesus

10/06/2016

Quando Jesus despediu-se dos seus discípulos e deu-lhes a missão do que deveriam fazer depois da sua subida aos céus e do derramamento do Espírito Santo, Ele afirmou:

“Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. Eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos” Mateus 29:19-20

Nesse mandato encontramos a essência do Discipulado. Jesus queria que seus discípulos, cristãos que puderam aprender com Ele, levassem o que tinham vivenciado a outras pessoas.

Nesse sentido o discipulado envolve dois atos intencionais: primeiro de pessoas que viveram uma experiência pessoal com Jesus e já experimentaram o poder dele em suas vidas procurarem pessoas que necessitam da mesma graça. Jesus desejava que esta procura fosse intencional, determinada e que representasse na terra o grande amor que ele já havia demonstrado por nós; o segundo lado intencional é daquele que precisa da graça de Deus, permitir-se ser conduzido a uma caminhada de fé com Jesus, acompanhado por um cristão mais maduro.

Isto porque o evangelho não é apenas uma doutrina a ser decorada, mas um estilo de vida, uma caminhada de esperança, uma verdadeira revolução de valores que, a partir da nossa alma impregnada pela presença do Espírito Santo, nos faz reescrever  nossa história de vida pela fé.

Discipulado começa com um compromisso de fé onde intencionalmente nos colocamos nas mãos de Jesus! Mas ele não termina aí. Esta é uma jornada de aprendizado onde descobrimos e colocamos em prática o que Jesus ordena para cada um de seus seguidores. Vejam a sabedoria do nosso Senhor! Ele sabia que o mero conhecimento não constrói valores. Por isso o processo pedagógico do Senhor era que vida fosse investida na vida.

Discípulo e discipulador caminham juntos e crescem juntos

Essa dinâmica envolve três elementos: conhecimento, prática e companheirismo. Aprendemos os valores na bíblia, exercitamos na vida e somos acompanhados nos processos. E uma promessa acompanha este processo: o próprio Senhor e Salvador Jesus estará conosco todos os dias desta caminhada de fé.

Texto retirado do livro “Seguindo a Jesus” escrito pelo pastor Páschoal Piragini